HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

domingo, 23 de janeiro de 2011

PTB inaugura o ´cada um por si`

Ainda não se pode dizer que é uma porta aberta. Mas a saída do PTB da Prefeitura do Recife, na última segunda-feira, abriu uma janela para os partidos governistas acenarem para o mundo lá fora e sonharem com voos independentes na em 2012. De imediato, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), não tem motivos para perder o sono com a entrega dos cargos de dois secretários municipais do PTB, Isabel Viana e Fernando Nunes. Houve o desgaste à sua imagem com o desligamento da legenda do governo justamente no dia de seu retorno à prefeitura, mas o presidente estadual da sigla, o senador eleito Armando Monteiro Neto (PTB), assegurou não haver ´rompimento político, nem mágoas`. Poderia ser um alívio Poderia.
Como em tudo na vida, o problema eterno da política é ´o se`. Sem cargos, a legenda fica mais à vontade para agir de forma independente ou até virar uma pedra no meio do caminho de João da Costa. Lançar um candidato a prefeito em 2012 contra o aliado petista, portanto, passou a ser uma possibilidade. E isso sim, seria uma preocupação a mais para um gestor que recebe críticas por não manter diálogo com os aliados.
Há pouco menos de dez anos, uma candidatura do PTB no Recife incomodaria pouco. O ex-governador Joaquim Francisco, por exemplo, concorreu ao governo municipal pelo partido contra João Paulo (PT), em 2004, e ficou em terceiro lugar na preferência dos eleitores, com 76,5 mil votos contra 458,8 mil do então adversário petista.
Acontece que a legenda trabalhista hoje tem outra musculatura. Em 2008, por exemplo, a soma de votos dos quatro vereadores eleitos pelo PTB no Recife foi a maior entre as legendas aliadas (44,4 mil), passando o PT. Desde aquele ano, a agremiação trabalhista tem 31 prefeitos em Pernambuco, sendo o segundo maior número em termos eleitorais, abaixo do PSB, que tem 47. Os dados do partido ainda mostram que, de 2004 para 2008, o PTB cresceu 138,46% no estado e com 51% de votos a mais.Não é tão simples, nesse contexto, ter o PTB fora da Prefeitura doRecife. No ano passado, dando outro exemplo, o senador eleito Armando Monteiro Neto fez dobradinha com Humberto Costa (PT), mas venceu o petista em 11 dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife. Armando conquistou inclusive a preferência do eleitorado do Recife. Já Humberto ganhou apenas em Ipojuca, Abreu e Lima e Itapissuma.
Segundo o líder do PTB na Câmara de Vereadores, Antônio Luiz Neto, não há motivos para o prefeito se preocupar porque a bancada continuará aprovando projetos de interesse da sociedade. Outro parlamentar do partido deu um alerta, em reserva. ´Tudo vai depender da forma que o prefeito vai se comportar. Até agora, ele está errando todos os passos`, contou.

DP. ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.