HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PV reafirma que não é oposição e reforça aliança com PSB

Visando evitar a circulação de informações imprecisas sobre sua posição política oficial, o Partido Verde esclarece:

1. Nas últimas eleições, o PV lançou candidaturas próprias e disputou sem alianças com outros partidos em Pernambuco. Não estava coligado com os partidos do governo, nem estava integrado ao bloco de oposição.
2. Em dezembro de 2010, o PSB convidou o PV para firmar aliança e participar do governo estadual, dirigindo a nova secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
3. Diante deste fato novo, a direção estadual do PV se reuniu (em 28/12/2010) e avaliou três possibilidades: a) Continuar isolado, sem alianças; b) Aliar-se ao bloco de oposição; c) Aproximar-se do PSB. Por ampla maioria (com apenas um voto contra), deliberou pela aliança com o PSB e condicionou a participação no governo à aprovação de um documento com compromissos programáticos públicos.
4. O documento “Compromissos Programáticos Pelo Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco”, amplamente divulgado pela imprensa, foi analisado e aprovado pelo governo e se consolidou como referência pública dos objetivos da aliança PV-PSB.
5. Durante o processo de decisão, a direção estadual ouviu a militância, consultou as principais lideranças do partido e interagiu via redes sociais e e-mails, recebendo majoritário apoio do partido, de simpatizantes e, inclusive, do movimento ambientalista de Pernambuco, que divulgou manifesto assinado por mais de 20 entidades. O presidente nacional, José Luiz Penna, a senadora Marina Silva e outros integrantes da direção nacional do PV também foram consultados, acompanharam as discussões e apoiaram os encaminhamento.
6. Em encontro aberto (em 18/01/2011), com participação de mais de cem pessoas e livre acompanhamento da imprensa, a integração do PV ao Governo Estadual foi ratificada e o nome de Sérgio Xavier foi indicado, por aclamação, como representante do PV para dirigir a nova secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Os jornais do dia 19/01 registraram com destaque os resultados desta reunião. O governador Eduardo Campos (PSB) anunciou oficialmente a aliança e a secretaria em cerimônia no Palácio (dia 20/1) e a posse do novo secretário está prevista para fevereiro, após formalização da nova estrutura governamental.
7. Diante de todos estes passos, transparentes, públicos e rigorosamente de acordo com o programa e o estatuto do Partido Verde, o PV reafirma aliança com o PSB e confirma sua integração à base do governo Eduardo Campos (PSB).
8. Mesmo sendo esta decisão da grande maioria, o PV reconhece o direito de discordância das minorias e defende a liberdade de pensamento individual. Assim, qualquer filiado tem o direito democrático de expressar e defender suas posições contrárias, desde que o faça de forma respeitosa, cumprindo o estatuto e deixando claro que é uma posição pessoal.
9. Estas informações e deliberações serão encaminhadas oficialmente à presidência da Assembléia Legislativa de Pernambuco, que terá, assim, subsídios formais para deliberar sobre a indicação do líder da oposição. Compondo oficialmente a base do governo, o PV entende que não poderá ser incluído entre os partidos de oposição.

ASSESSORIA PV - Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.