HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sábado, 29 de janeiro de 2011

Sonho da carreira militar mais próximo

Meses, muitas vezes anos longe da família em nome do sonho da carreira militar. Essa é a realidade de milhares de jovens, que como Edgefersson Porfirio de Lima, de 25 anos, escolhem a Escola de Aprendiz-Marinheiro como porta de entrada para a Marinha. Formado em 2008, o pernambucano fez o curso perto da família, mas há dois anos é o marinheiro Edgefersson, servidor da Diretoria de Ensino da instituição, no 1Distrito Naval, no Rio.

Sou do interior de Pernambuco e lá as pessoas reverenciam o uniforme da Marinha. Na primeira tentativa não passei, mas não desisti. É curioso ser turista na própria terra, mas é o preço do crescimento pessoal e profissional. Ficar longe da família fortalece.
O marinheiro conta que aprendeu a dar valor aos amigos e ao trabalho em equipe. E faz planos:
— Quero fazer faculdade de Fisioterapia. Minha intenção é o oficialato.

Preparação:
As inscrições para 2.200 vagas da turma de 2012 começarão nesta terça-feira. Os candidatos devem intensificar a preparação. O diretor do curso Capes, Roger Carreira Pereira, afirma que a Matemática merece muita atenção.
— Geometria plana, regra de três, porcentagens, álgebra e aritmética são os principais conteúdos exigidos. Para Português, é necessário investir em interpretação de textos e função sintática.
Para a prova de Ciências é preciso se dedicar a Física, Química e Biologia.

Carreira:
Durante o curso, os aprendizes são chamados de grumetes e recebem uma bolsa de R$ 606. Formados, eles se tornam marinheiros e passam a ganhar R$ 963. Dois anos depois, há o curso de nove meses de qualificação técnica especializada com promoção a cabo. Depois de cinco anos, fazem um curso de aperfeiçoamento, tornando-se técnicos, e são promovidos a terceiro-sargento. Em intervalos médios de cinco anos, são promovidos sucessivamente a segundo-sargento, primeiro-sargento e suboficial. Quem entra pela Escola de Aprendiz-Marinheiro pode chegar ao oficialato, por concurso para o quadro de oficiais auxiliares, quando chega à graduação de terceiro-sargento. Mas é preciso ter nível superior. Como oficial, o aprendiz pode alcançar o posto de capitão-de-mar-e-guerra.

Escolas:
O curso é feito numa das Escolas de Aprendizes-Marinheiros: em Fortaleza, no Ceará; Recife, em Pernambuco; Vitória, no Espírito Santo; e Florianópolis, em Santa Catarina.

Requisitos:
As 2.200 vagas são para candidatos do sexo masculino, com nível fundamental, 18 anos completos, no mínimo, e menos de 22 anos em 1 de janeiro de 2012, quando começará o curso.

Inscrições:
Os interessados devem garantir participação no concurso desta terça-feira até o dia 28 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo www.ensino.mar.mil.br ou nos postos credenciados da Marinha. No Rio, é na Diretoria de Ensino, na Rua Visconde de Itaboraí 69, no Centro. Em São Pedro da Aldeia, as inscrições podem ser feitas na base aérea naval, na Rua Comandante Ituriel s/n, Fluminense.

JORNAL EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.