HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão atinge Norte e Nordeste do País

Um blecaute atingiu praticamente todos os estados do Nordeste, na noite desta quinta-feira (03). O apagão foi sentido na Região Metropolitana do Recife por volta das 23h30. Ainda não se sabe ao certo quantos estados foram atingidos, mas há relados que além de Pernambuco, também estão sem energia elétrica Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Até o momento, os únicos estados livres do problema seriam o Piauí e o Maranhão.
De acordo com informações de Dilton da Conti, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), praticamente todo o sistema de usinas de geração da companhia deixaram de funcionar. Ele afirmou ainda que provavelmente todos os estados do Nordeste estão sem energia.
O presidente explicou ainda que técnicos já foram acionados e estão trabalhando para tentar restabelecer o fornecimento de energia. Ainda não se sabe a causa do blecaute, mas segundo Dilton da Conti as usinas pararam de funcionar automaticamente.
Informações iniciais apontam que o problema pode ter sido provocado numa linha de transmissão da Chesf entre as cidades de Petrolândia, em Pernambuco, e Sobradinho, na Bahia. O sistema teria saído de operação, causando a interrupção no fornecimento de energia em parte do Nordeste. Acredita-se que três usinas teriam saído de operação: Xingó, Paulo Afonso e Luís Gonzaga.

GRANDE RECIFE
A equipe de reportagem da Globo Nordeste percorreu alguns bairros do Grande Recife e presenciou a angústia de muitas pessoas que tentavam voltar para casa e foram pegas de surpresa pelo blecaute. A solução encontrada por muitos foi se reunir em locais como postos de combustível para esperar por transporte.
De acordo com a assessoria de imprensa da Celpe, ainda não há confirmação oficial do que pode ter ocorrido. A Celpe informou ainda que espera um posicionamento do Operadora Nacional de Sistema Elétrico (ONS).
Segundo a Companhia de Eletriericidade da Bahia (Coelba), o problema pode ter ocorrido na transmissão ou na geração de energia elétrica, que é responsabilidade da ONS.

Mais APAGÃO: Energia no Nordeste foi restabelecida, mas ainda há algumas cidades sem luz
RIO - Leitores e internautas informam através de e-mails e do Twitter que a energia já foi restabelecida em boa parte das cidades do Nordeste atingidas por um apagão no início da madrugada.
Mas algumas localidades ainda estariam às escuras, como certos bairros de Salvador e Recife e cidades importantes do interior nordestino, como Feira de Santana, na Bahia, e Campina Grande, na Paraíba. Capitais como Aracaju e João Pessoa permanecem sem luz.


Mais APAGÃO: vandalismo e saques no Recife
A energia elétrica começou a ser restabelecida em algumas cidades do Nordeste a partir das 2h30, segundo relatos de internautas no Twitter. O blecaute teria atingido todas as capitais do Nordeste e alguns municípios do Norte.
Não há informações oficiais, e a comunicação por telefone com os estados atingidos está difícil, mas os internautas postam fotos e comentam a escuridão nas redes sociais.
A repórter Simone Vilar, da TV Clube de Recife, contou agora ao Jornal da Noite que na capital pernambucana houve saques e vandalismos durante o apagão. Segundo a jornalista, moradores relatam o retorno da luz em bairros da periferia, mas boa parte da cidade ainda está no escuro. Segundo a jornalista Carla Soraya, em Fortaleza (CE) a energia já foi restabelecida.
O internauta Lázaro Guimarães Macedo relatou ao eBand que a luz também voltou em Aracaju (SE), mas a energia elétrica ainda está instável: "estão ocorrendo fortes picos de energia constantemente".
O problema ainda não foi identificado, mas a primeira informação é de que houve um problema com o Sistema Interligado Nacional, no subsistema que atende o Norte e o Nordeste. Ainda não há previsão do retorno total da energia elétrica.

Mais APAGÃO: No HR (Recife), funcionários dizem que bateria de respiradores manuais está comprometida
O apagão que atingiu o Nordeste na noite desta quinta-feira afetou além das residências e estabelecimentos comerciais, unidades de saúde e as grandes emergências do estado.
No Hospital da Restauração, localizado no bairro do Derby, zona central do Recife, apenas a emergência e o terceiro andar da unidade, onde funciona o bloco cirúrgico, estavam funcionando com o auxílio de um gerador de energia. Os demais andares e setores ficaram completamente no escuro. Cerca de 300 pacientes estão internados neste momento no HR.
A direção do hospital ainda não se pronunciou oficialmente. No entanto, funcionários que não quiseram se identificar, disseram que a situação mais crítica está na ala onde estão internados os pacientes em estado grave. No local, chamado de Sala Vermelha, os aparelhos responsáveis pela respiração dos pacientes deixaram de funcionar e as enfermeiras fazem o trabalho manualmente. Ainda de acordo com funcionários, os respiradores manuais, que funcionam com bateria, devem resistir ainda por cerca de duas horas.

Mais APAGÃO: arrastão em Olinda
Durante o apagão, por volta da meia noite, uma espécie de arrastão tomou conta da Avenida Presidente kennedy, em Olinda. Bandidos bloquearam a via com pneus incendiados e assaltaram os motoristas que passaram pelo local. Na Boa Vista, também houve vários relatos de assaltos.

Mais APAGÃO: Blecaute atrasa show de Ivete Sangalo em Salvador

Um blecaute que atingiu Salvador às 23h20 (horário local) atrasou o show de Ivete Sangalo no palco do Festival de Verão, nesta quinta-feira (3). Segundo a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), o problema pode ter ocorrido na transmissão ou na geração de energia elétrica, que é responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e afetou parte do Nordestedo país. A organização do festival ainda não informou se outros shows nos palcos menores espalhados pela arena montada no Parque de Exposições foram afetados. Cerca de 50 mil pessoas estão no espaço destinado ao show.
Quando o relógio apontou 0h20, Ivete subiu ao palco e começou sua apresentação. A organização do Festival de Verão acionou todos os geradores que estavam disponíveis para garantir o início do show de Ivete Sangalo. Ela começou com o hit "Acelera aê".
Por volta de 1h35, a energia foi restabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.