HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Apagão foi provocado por falha em equipamento, confirma ministro

O ministro de Minas e energia, Edison Lobão, confirmou que o apagão que atingiu oito estados do Nordeste foi mesmo provocado por uma falha no equipamento de segurança na subestação Luiz Gonzaga, localizada no município de Jatobá, no Sertão pernambucano, perto de Petrolândia e às margens do Rio São Francisco. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (07), após uma reunião, em Brasília, com técnicos do setor elétrico.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, explicou que a causa do apagão na última sexta-feira foi uma falha no cartão de proteção da subestação Luiz Gonzaga. Zimmermann ressaltou, porém, que o problema não foi causado por falta de manutenção do equipamento. "Efetivamente, houve um defeito na proteção, mas a manutenção deste cartão estava rigorosamente em dia; temos documentos da empresa (Chesf) que comprovam isso", disse Zimmermann.
Segundo o secretário, a última manutenção do cartão de proteção foi feita em outubro de 2010, e neste tipo de equipamento a manutenção preventiva é feita a cada quatro anos, em média. "Quando ocorre algo quando você está com a manutenção em dia, tem que fazer uma investigação para saber o porquê da falha", acrescentou.
Ainda de acordo com Zimmermann, na última sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, determinou que técnicos do ministério fossem para a região da subestação para investigar as causas do problema e, paralelo a isso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está elaborando um relatório de análise de perturbação. "Quanto à origem, foi o problema do cartão. Agora vamos analisar a sequência do desligamento e o prazo de restabelecimento (do sistema na região afetada)."
Questionado se o fato de a manutenção do cartão estar em dia abonaria a aplicação de multa para a Chesf, Zimmermann explicou que isso cabe à fiscalização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Depende de análise da Aneel", afirmou.
A pedido do ministro Lobão, Zimmermann saiu no meio da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) que discute as causas do apagão para conversar com os jornalistas. A reunião prossegue, em Brasília e não tem hora para terminar.

PE360 GRAUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.