HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Diretor da Chesf assegura que não há risco de blecaute se repetir

“Em hipótese alguma esse problema vai se repetir. Não existe esse risco. O problema foi isolado e não vai voltar a acontecer”. As palavras do diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira (foto 1), em entrevista à Globo Nordeste por telefone, na manhã desta sexta (04), asseguram que o apagão que deixou oito estados do Nordeste no escuro, nesta madrugada, não vai acontecer outra vez. O Piauí foi atingido parcialmente e o Maranhão nada sofreu. “Posso tranquilizar a população e dizer que esse foi um defeito isolado”, garante.
Em entrevista coletiva no final da manhã desta sexta, o superintendente de operações da Chesf, João Henrique Franklin, informou que a primeira capital nordestina a ter a energia restabelecida foi Fortaleza (CE), a 1h10 da manhã; a última a ter o serviço normalizado foi Natal (RN), às 4h10 da madrugada. Nesse intervalo de tempo, a energia voltou nas demais capitais e cidades da região - Aracaju e Salvador às 2h05, Recife às 2h15, João Pessoa às 2h25 e Maceió às 3h35.

EM DETALHES
O diretor de operações da Chesf detalhou a origem do blecaute, que aconteceu depois de um defeito numa subestação ligada à hidrelétrica de Luiz Gonzaga  antiga Itaparica, que fica na cidade de Jatobá, Sertão de Pernambuco, entre Petrolândia e Paulo Afonso (BA). “Um componente eletrônico do sistema de controle e proteção enviou um sinal inadequado para desligar a instalação. Devido a esse corte, houve um balanço no sistema, que provocou o desligamento das demais usinas”, disse Mozart Bandeira.
O componente em questão chama-se cartela e foi um defeito nele que acionou, indevidamente, o sistema de proteção da linha de transmissão que liga as usinas de Luiz Gonzaga e Sobradinho (BA). O balanço a que o diretor se refere tem a ver com a maneira como o sistema de distribuição de energia está montado. “O sistema trabalha sempre buscando o equilíbrio entre geração e consumo de energia. Se há desequilíbrio, com geração demais e consumo de menos, ou o contrário, o sistema não tem condições de manter os parâmetros de tensão, por exemplo, e para, por medida de segurança”.
Assim, com a interrupção do serviço em Luiz Gonzaga, as ligações com as outras usinas foram sendo desfeitas automaticamente, o que aconteceu com Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó. O trabalho dos técnicos da Chesf e dos demais envolvidos no sistema é, uma vez identificado e corrigido o problema, fazer o abastecimento voltar no menor tempo possível.
“Foi um evento considerado raro e a Chesf está trabalhando no relatório de análise de perturbação, que será feito em conjunto com o Operador Nacional do Sistema e com a Agência Nacional de Energia Elétrica”, afirmou o superintendente.

PE 360 GRAUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.