HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Armando comemora novo campus da Rural e novas escolas técnicas

Segundo senador, nova unidade da Federal Rural no Cabo formará principalmente engenheiros e terá capacidade para 10 mil alunos
A criação de um novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no município do Cabo de Santo Agostinho, e a instalação de mais nove institutos federais de educação, ciência e tecnologia no Estado, ações anunciadas nesta terça-feira (16) pela presidente Dilma Roussef, foram recebidas com entusiasmo pelo senador Armando Monteiro (PTB).
Defensor do investimento em educação e formação profissional, Armando diz que estas são iniciativas “verdadeiramente estruturantes para o futuro, por apostar na capacitação e qualificação das pessoas, através não apenas do ensino médio e técnico, mas também da extensão e da criação de um novo campus universitário”.
Segundo Armando, a nova unidade da UFRPE no Cabo de Santo Agostinho será estratégica, por contemplar as áreas técnicas e tecnológicas, especialmente as engenharias. “Tudo isto voltado para a região onde Pernambuco está experimentando um maior surto de investimentos, que é o grande complexo industrial e portuário de Suape”, sublinha. Para o senador, este é um investimento fundamental, “por garantir a integração das ações de ensino superior, inovação e qualificação técnica dos nossos recursos humanos”.
No último mês de julho, em uma reunião de trabalho com o reitor da UFRPE, Valmar Corrêa, e dirigentes da instituição, Armando Monteiro comprometeu-se em reforçar as gestões em Brasília em favor do projeto, principalmente no Ministério da Educação e com a presidente Dilma. A instalação da unidade teve como principal articulador o governador Eduardo Campos. O novo campus terá capacidade para 10 mil alunos e receberá investimentos estimados em R$ 145 milhões, incluindo obras e equipamentos. “É uma grande decisão que a presidente Dilma toma e que vem em muito boa hora”, afirma Armando.
O senador pernambucano também saudou o anúncio da instalação de nove institutos federais em Pernambuco por meio de convênios, voltados para a área de educação profissional. Para ele, as unidades vão fortalecer o esforço que Pernambuco já vem realizando para qualificar jovens e adultos. “Eu não poderia deixar, como senador da República, de destacar a minha satisfação por estas grandes conquistas”, afirma.

Na Região Metropolitana, as novas escolas técnicas serão construídas no Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Igarassu, Paulista e Abreu e Lima. No interior, irão receber as instituições de ensino os municípios de Palmares, na Mata Sul, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão.
No Brasil – O anúncio feito pela presidente Dilma prevê a criação de quatro universidades federais e a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia em todo o País. Até 2012, serão implementados 20 câmpus universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal.
Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/divulgação




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.