HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Morre no Hospital da PM, no Recife, o último combatente do bando de Lampião que ainda se encontrava vivo


Morreu ontem à noite no Hospital da Polícia Militar, no Recife, o 1º tenente reformado da PM, João Gomes de Lira, o último combatente do bando de Lampião que ainda se encontrava vivo.
Ele completou 98 anos de idade no último dia 3 de julho e foi vítima de edema pulmonar. O corpo seguiu hoje de manhã para o distrito de Nazaré, município de Floresta, onde será sepultado nesta sexta-feira às 9h30 da manhã.O tenente João Lira era viúvo e pai de 12 filhos, dos quais 11 ainda estão vivos, entre eles o advogado Clóvis Amaral de Lira, que reside na cidade de Afogados da Ingazeira. Em 1990 por estímulo da então ex-primeira dama do Estado, Madalena Arraes, ele lançou o livro “Memórias de um sargento de volante”, fruto de 35 anos de pesquisa sobre o cangaço.Ele era uma referência na PM por sua bravura (apresentou-se voluntariamente aos 17 anos de idade para dar combate ao bando de Lampião) e por esse motivo recebeu diversas condecorações, uma delas da Fundação Joaquim Nabuco entregue pelo sociólogo Gilberto Freyre.

INALDO SAMPAIO








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.