HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

“Temos responsabilidade com as transformações de Pernambuco”

Pautar o mandato no Senado e se manter sempre em sintonia com as demandas e necessidades das populações das diversas regiões de Pernambuco. É com este sentido que o senador Armando Monteiro cumpre uma intensa agenda de viagens pelos sertões do São Francisco e do Araripe.
Em entrevistas a rádios das duas regiões e Sertão do Pajeú, Armando Monteiro explicou o objetivo da viagem: “Embora tenhamos um mandato com horizonte longo, de oito anos, a legitimação desse mandato se dá na medida em que eu esteja próximo das comunidades que represento. Preciso estar permanentemente auscutando as comunidades, ouvindo, recolhendo as sugestões e, sobretudo, me sintonizando com as demandas de cada uma das microrregiões. Esse compromisso eu assumi desde a primeira hora e vou honrá-lo”.
Veja abaixo um pouco do que falou Armando Monteiro em entrevistas em Petrolina nesta sexta-feira (12) pela manhã e a rádios de Serra Talhada e Ouricuri, ao longo do dia:
“Não vou repetir o erro de outros que se distanciaram da população”
Armando Monteiro – “Não estou endereçando esta crítica a um senador especificamente. Isso não acontece só em Pernambuco.Um mandato de oito anos, às vezes coloca o parlamentar numa zona de conforto, é uma mandato longo, então ele corre o risco de se descolar muito da representação. Isso acontece, isso acontece no Brasil.Eu não quero reproduzir esse erro. Embora tenhamos um mandato com horizonte longo, a legitimação desse mandato se dá na medida em que eu esteja próximo das comunidades que represento. Entao, eu recebi um mandato dos pernambucanos e preciso estar permanentemente auscutando as comunidades, ouvindo, recolhendo as sugestões e, sobretudo, me sintonizando com as demandas de cada uma das microrregiões. Esse compromisso eu assumi desde a primeira hora e vou honrá-lo”.
“Minha obrigação é ser um bom senador”
Armando Monteiro – “Eu não estou realmente tratando de 2014. Estou procurando exercer o mandato que recebi nas urnas em 2010, para ser um bom senador. Essa é a minha obrigação. Quero me colocar bem no cumprimento dessa missão. O que virá no futuro, ninguém sabe”.
“Pernambuco vive momento extraordinário com a Frente Popular”
Armando Monteiro – Nosso compromisso não é com grupos ou com partidos, é com Pernambuco. E temos que reconhecer que a Frente Popular vem dando a Pernambuco mostras de que Pernambuco muda, de que Pernambuco se desenvolve e o governo vem operando transformações, Pernambuco vive um momento extraordinário. E a nossa obrigação é preservar esses interesses e temos que continuar juntos pra poder consolidar esse projeto”.
“O PSB tem pré-candidatos com densidade em Petrolina”
Armando Monteiro – “Isso não me cabe, é uma questão de economia interna do PSB...definir o calendário, o momento de definição das candidaturas. Portanto, eu respeito esse calendário que o próprio PSB vai fixar. Agora,  o que se evidencia é que o PSB dispõe de muitas opções aqui em Petrolina e que todas elas são opções de candidatos com densidade, com capital político indiscutível. Nós temos aqui um quadro de opções para o PSB rico. Então, acho que o partido vai conduzir esse processo de forma a preservar os interesses da própria Frente. É evidente que o PSB terá em Petrolina um protagonismo natural na Frente. Temos a confiança de que o PSB haverá de conduzir bem esse processo”.
O Giro pelo Sertão
Armando Monteiro – “Na realidade nós viemos aqui atendendo a múltiplos compromissos. Em Petrolina, foi uma agenda mais ligada ao ambiente empresarial, porque houve o lançamento, numa parceria da Fiepe com a Prefeitura de Petrolina, de uma agenda, de um trabalho técnico que foi desenvolvido junto com as lideranças empresariais e lideranças da área acadêmica de Petrolina para oferecer um projeto, uma agenda estratégica para o município. Então eu recebi este convite porque ao tempo em que era presidente da CNI ajudamos na formulação desse projeto, e com muita alegria eu estive na solenidade que marcou o lançamento desta agenda. Já agora no Araripe, é uma agenda de caráter mais político. Nós vamos manter contato com as lideranças do PTB e de outros partidos da região, atendendo também a uma demanda que sempre recebemos dos companheiros, que nos convidam aqui para estar mais próximos. Eu disse desde o começo do meu mandato como senador que não ficaria naquela zona de conforto que geralmente os senadores ficam. Como é um mandato de oito anos eles terminam se distanciando muito das comunidades, das bases que representam. Como eles não têm aquela pressão da eleição que está próxima, eles muitas vezes se afastam, se distanciam. E o meu compromisso é de não reproduzir isto. É o de estar perto, de estar sintonizado com as demandas das diversas regiões de Pernambuco para que lá no Senado eu possa, no exercício do meu mandato, representar os interesses de Pernambuco. Pernambuco é um estado que cresce, é um estado que se desenvolve, mas temos ainda muitos desafios, sobretudo o desafio de poder interiorizar o desenvolvimento de Pernambuco, de fazer um desenvolvimento mais equilibrado, que integre todos os pernambucanos, do sertão, do agreste, das matas sul e norte. Este é o desafio que temos”.
O PTB chegou a convidar João Paulo?
Armando Monteiro – “Não fizemos o convite porque o deputado João Paulo, com quem nós mantemos uma relação de amizade – não é só uma relação política, é uma relação de amizade, de confiança, de companheirismo...O companheiro João Paulo, embora nós tenhamos conhecimento de que houve problemas nessa sua relação com o prefeito João da Costa, e que houve algumas dificuldades internas no PT, nunca nos disse de forma clara, direta, que estaria saindo do PT. E como ele tem uma trajetória que foi forjada no PT, ele tem muita identidade com o PT, nós evidentemente só poderíamos cogitar de um convite a João Paulo se ele saísse do PT. Então nós não vamos invadir a seara de um partido da aliança, de um partido que é da nossa frente, para poder estar tirando companheiros ou estimulando a saída de companheiros. 
Eleição do Recife
Armando Monteiro – “Agora, eu quero dizer que a eleição no Recife passa por João Paulo. Esta é uma constatação que todas as lideranças políticas de Pernambuco sabem. É uma figura que tem um grande carisma popular, teve uma administração que foi muito bem avaliada na prefeitura do Recife, tanto que elegeu o sucesso no primeiro turno. Portanto, nenhum dos atores, nenhuma das lideranças da nossa Frente Popular, seja de que partido for, pode desconhecer a força da liderança do ex-prefeito João Paulo. Então, nós temos que construir um caminho que valorize a participação do companheiro João Paulo. E o PTB reconhece esta liderança”.
 
 Sobre 2014
Armando Monteiro – “Eu não posso dizer que vejo (especulações de candidatura ao governo em 2014) com estranheza porque evidentemente isto significa que há um reconhecimento a nossa trajetória política. E aí os companheiros olham sempre para adiante, para 2012, 2014. Então eu não posso deixar de dizer que estas especulações são próprias do ambiente político. Isto acontece. Veja que o outro Senador, o nosso companheiro Humberto Costa, também tem seu nome sempre especulado e lembrado na imprensa como um potencial candidato. Aliás, os senadores, como eles saíram de uma eleição majoritária agora, eles se colocam normalmente, isto não é uma questão em Pernambuco. Em qualquer outro estado os senadores são sempre lembrados quando se fala da eleição seguinte. Agora, o que vou dizer de forma muito sincera é que eu não estou olhando este calendário. Eu fui eleito para ser senador. Eu quero no momento desempenhar bem o cumprimento deste mandato que os pernambucanos me confiaram, foram 3 milhões e 130 mil votos que recebi”.
Entusiasmo com o Senado
Armando Monteiro – “Eu tenho que lá no Senado da República corresponder a esta expectativa. Estou muito entusiasmado com o meu trabalho lá no Senado, atuando nas comissões importantes da Casa. Na comissão de Constituição e Justiça, na Comissão de Assuntos Econômicos, na Comissão de Educação, lutando pela micro e pequena empresa, lutando pelo ensino médio profissional, com o Pronatec, atuando em algumas frentes parlamentares como a do combate ao crack, olhando a questão do jovem, do adolescente, relatando uma medida provisória importante como a 529 que foi aprovada nesta semana, que me deu muita alegria. Através desta medida provisória nós estamos reduzindo a contribuição do INSS para a dona de casa, para a doméstica, para a mulher que trabalha em casa neste país, e aí ela vai passar a poder ter os benefícios previdenciários pagando menos INSS, apoiando o micro e pequeno empreendedor. Em suma, eu estou muito motivado no exercício do meu mandato parlamentar. Portanto, não estou com esta mosca azul da eleição de 2014. Estou numa Frente, e esta Frente tem uma liderança, que é o governador Eduardo Campos. Vamos caminhar, e como alguém já disse, o futuro a Deus pertence”.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.