HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

domingo, 13 de novembro de 2011

Rocinha está ocupada. Forças entraram sem um disparo

Equipes do Bope se preparam para entrar na Rocinha (Foto: G1)

A Favela da Rocinha já está totalmente ocupada pelas forças de segurança do Rio sem um único disparo. A operação durou menos de duas horas. Com início antecipado para as 4h10, terminou por volta das 6h. Os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) iniciaram a operação 'Choque pela Paz' e encontraram vários obstáculos na entrada da favela. Entre eles, óleo que foi jogado nas vias de acesso, dificultando a movimentação dos carros do batalhão, os chamados 'caveirões'. Os obstáculos, no entanto, puderam ser logo transpostos com a entrada dos veículos da Marinha chamados 'lagartos anfíbios', que pesam 22 toneladas e têm capacidade para 25 fuzileiros.
Também foram vistas, especialmente na entrada da comunidade, muitas motocicletas abandonadas, inteiras ou carcaças. Em novembro do ano passado, na ocupação da favela do Cruzeiro, cerca de 300 motos foram apreendidas.
BLINDADOS
 A Marinha usa 18 carros blindados e um efetivo de 194 pessoas, sendo 19 oficiais e 175 praças, na ocupação da favela. De acordo com o capitão de mar e guerra Yerson de Oliveira Neto, responsável pela tropa, trata-se do maior contingente de militares já utilizado em ações em comunidades do Rio. No ano passado, 127 militares da Marinha participaram da ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade.
Além dos fuzileiros navais, a Operação Choque de Paz, de ocupação da Favela da Rocinha, contou com efetivos dos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. A ação prepara a área para a instalação, em data ainda não definida, da 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no estado.(Informações do Jornal do Brasil)

MAGNO MARTINS

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.