HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sábado, 26 de novembro de 2011

São Caetano foca mudanças investindo em Educação

Administrada pelo trabalhista Jadiel Braga, São Caetano, no Agreste pernambucano, a 140 km do Recife, virou referência na Educação. Nos últimos anos, as vagas nas escolas públicas mais que duplicaram, 39 unidades de ensino foram abertas e até o ensino médio, hoje sob a responsabilidade do Estado, o município assumiu em dois distritos – Tapiraim e Maniçoba.
Fui conhecer, ontem, essas duas localidades na zona rural, onde ministrei palestras sobre inclusão digital e a web na era do conhecimento. Em Tapiraim, uma comunidade de 3,5 mil habitantes, falei para alunos da Escola João Almeida Lima, com 903 alunos, do ensino infantil e fundamental ao médio.


 

Ali, está um exemplo de que investir em educação é o melhor negócio para um gestor que olha para o futuro. Mais de 10 alunos da escola passaram no vestibular sem precisar de curso intensivo, alguns deles em Medicina. Tapiraim, palavra de origem tupi-guarani, fica a 16 km do centro de São Caetano. A escola, que tem também um centro de inclusão digital, é dirigida por Dário Carbalido e praticamente todos os seus professores moram em São Caetano, como ele.
Segundo o secretário de Educação do município, Reginaldo da Silva, os professores são dedicados ao ensino em Tapiraim porque ganham incentivos do município, que paga bônus que chegam ao final do ano a representar o 18º salário. Em Tapiraim, o prefeito Jadiel Braga vai abrir em breve uma biblioteca digital. O município, aliás, foi um dos primeiros do Estado a instalar uma unidade similar, no centro.


 

De Tapiraim, onde o acesso é pavimentado, segui direto para Maniçoba, a 18 km do centro de São Caetano, já na divisa com Caruaru, por uma estrada vicinal, comendo poeira, num trajeto perigoso, com muitas curvas fechadas, acidentadas, pedras e buracos. Lá, encontrei uma garotada bonita, alegre e interessada no estudo da internet como fonte de informação e do conhecimento.
Falei na Escola Municipal Tenente José Francisco Graciano, a 17 km de São Caetano, com 1,2 mil alunos, três turnos, que tem também, há oito anos, um centro de inclusão digital. Ali, encontrei estudantes até residentes em localidades já pertencentes ao município de Caruaru.


 

Adriano Bezerra de Lima, diretor de ensino do município, e Ana Lúcia Valença, diretora da escola, reuniram um grupo de alunos do ensino médio numa sala e, ao longo de uma hora, eles acompanharam atentamente a palestra, mostrando também amplo conhecimento sobre redes sociais. Apesar de estar na zona rural, Maniçoba tem internet banda larga e telefonia celular.
Foi através da música que São Caetano ficou conhecida no Brasil e até na Europa. Revelados em 1993, os Meninos de São Caetano ou Banda sinfônica do Agreste emocionaram milhares de pessoas. Na época, crianças que andavam com os pés descalços, transformaram-se em músicos.


 

Um dos principais padrinhos do grupo foi o músico e compositor Ivan Lins, que encantado com o talento dos meninos, abriu caminho para o primeiro disco, em 1994. Atualmente, aqueles meninos e meninas que mostraram ao mundo a música do agreste pernambucano continuam a mostrar um trabalho especial na cidade.
Hoje, são professores da Fundação Música e Vida, que ensinam crianças a arte e dão continuidade à Banda Sinfônica do Agreste. Cada músico contribui com a fundação doando um pouco do que consegue em trabalhos particulares. O grupo mantém ainda sextetos, quintetos e quartetos.
HISTÓRIA - Em 1838, vindo da cidade dos Bezerros, o senhor José Pedro de Pontes estabeleceu-se no local onde hoje se encontra a sede municipal. Logo no ano seguinte, ergueu uma igreja sob a inovaçãode São Caetano, com bênção da imagem do padroeiro, em 7 de agosto de 1939, pelo vigário da cidade de Altinho.


 

 Para manutenção do templo, dou-lhe um terreno de 800 braças, denominado Brejo do Coelho, com uma engenhoca de cana e muitas cabeças de gado. A partir daí, desenvolveu-se a povoação em redor da igreja, de forma que, em 1844, foi criada a Freguesia de São Caetano e instituído o distrito do mesmo nome, pertencente ao município de Bezerros.
A sede da freguesia foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora das Dores, da povoação de Caruaru, elevada à categoria de Matriz, voltando à situação anterior em 1859. A localidade foi elevada à vila em 1909, sendo que a partir de 1911 o distrito de São Caetano passou a integrar o território do município de Caruaru, no quadro da nova divisão administrativa estadual.

MAGNO MARTINS


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.