HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sexta-feira, 2 de março de 2012

Eleições em Sanharó

A política anda quente na cidade de Sanharo agreste de Pernambuco, o Sr. Nielson Fernandes aliado do atual prefeito daquele município o Sr. Cesar, Nielson concedeu uma entrevista a um Site INFORME PE, vamos a matéria:

INFORME PE – Como foi quebrar a hegemonia do grupo de Bibi?
NIELSON – No início, foi trabalhoso diante das circunstâncias em que Waldemir conduzia a política local. Como a população estava muito massacrada naquele momento, nossa proposta foi bem recebida por todos. Quem provocou a mudança foi o nosso grupo, mas a população se empenhou em conseguir realizar e mudar a situação do município.
 
INFORME – E como esse grupo foi formado?
Nielson – Nós tínhamos um esboço de grupo político, remanescente de outras campanhas. Aos poucos fomos agregando as pessoas, principalmente jovens, inconformados com a real situação. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas foram se juntando e o grupo foi crescendo a partir de uma eleição de deputado, mostrando que havia viabilidade. Conseguimos formatar um projeto político, um projeto de gestão que culminou na eleição de César, desencadeando esse processo que estamos até hoje.

INFORME – Foi aí que César surgiu ou já ele participava do grupo?
Nielson – César era uma pessoa totalmente apolítica. Vivia do trabalho e sempre foi uma pessoa muito querida, prestativa. Não concordava com as atitudes políticas dos antecessores, mas evitava se manifestar por questões familiares. Depois foi se integrando mais ao grupo.

INFORME – Foi por imposição de César que Nelbinho foi vice-prefeito?
Nielson – Exatamente. No momento em que se decidiu que o candidato era César, ele fez essa exigência. Só aceitaria ser candidato se Nelbinho fosse o vice. Naquele momento, Nelbinho estava afastado do dia-a-dia da política. Foi necessária uma conversação entre Nelbinho com o grupo para que ele retornasse e cedesse seu nome para a chapa.

INFORME – Como foi o início da gestão. Sabe-se que o município estava sucateado…
Nielson – Foi confusão total. Sequer a chave do prédio da prefeitura nos foi entregue. Encontramos toda a estrutura do patrimônio do município totalmente destruída. Não havia as mínimas condições de funcionamento e foi necessário que a própria população se manifestasse indo às ruas para buscar, reaver todos os bens de Sanharó para se ter um início de gestão. Nos primeiros anos foi tudo tumultuado.

INFORME – No início você foi secretário…
Nielson – Na realidade eu fui secretário de Educação em regime de voluntariado. Diante das circunstâncias, das dificuldades, não formamos uma equipe de secretários. Recrutamos pessoas do grupo para iniciar a administração e cada um desenvolveu uma tarefa. A mim, coube cuidar da Educação em virtude da grande dificuldade em que se encontrava, inclusive, principalmente para reaver os prédios das escolas do município.

INFORME – Só após dois anos é que Sanharó conseguiu renascer?
Nielson – Depois do segundo ano, já havia uma estrutura administrativa razoável e foi então que César conseguiu dar início ao projeto de gestão. Contando com o apoio de companheiros do município, da região e de nossos companheiros a nível estadual e federal.

INFORME – Mesmo com as dificuldades, César conseguiu ter êxito no primeiro mandato. A reeleição foi mais fácil?
Nielson – A reeleição foi basicamente um plebiscito. As pessoas tinham duas opções: quem concordasse com as mudanças concretizadas votavam em César, que não… A maioria esmagadora, concordou.

INFORME – E hoje, falta alguma mudança na administração?
Nielson – Muita coisa tem que ser acrescentada. Devido à dificuldade do início, os sete anos e dois meses não foram suficientes para implantar totalmente o projeto de gestão previsto para esse período. No próximo quadriênio, iremos implantar o restante do projeto administrativo, acrescentando novas ações e aperfeiçoando o que foi implementado.

INFORME – O grupo já conta com nomes para a sucessão de César?
Nielson – Temos várias alternativas. O grupo tem cinco ou seis nomes aptos para suceder César. Nossa preocupação maior é formatar o projeto administrativo dos próximos quatro anos. Está sendo concluído. Após a realização, iremos selecionar dentro no nosso quadro a pessoa que mais se assemelha, que tenha mais aptidão para concretizar esse projeto administrativo.

INFORME – O fato de Nelbinho ser seu irmão pode beneficiá-lo nessa escolha?
Nielson – Não. Nosso grupo é muito coeso e, além de tudo, desprovido de ambições pessoais. Uma prerrogativa para quem for ungido candidato a prefeito é que “não parta com ambições pessoais e queira apenas trabalhar para desempenhar o projeto administrativo”. Uma das características mais importantes é não ter vaidade pessoal e não pensar em um projeto isolado, pessoal. É trabalhar para desempenhar a tarefa para o bem da coletividade.

INFORME – Então, antes da escolha, os partidos da base serão ouvidos?
Nielson – Todos os partidos da base serão ouvidos. A discussão do nome, a decisão do nome, vai depender da escuta de toda a base política, principalmente vamos ouvir o grupo central, o chamado “Centrão”, o grupo núcleo que formou essa mudança política em Sanharó. Após toda essa discussão, sairá o nome do candidato a prefeito e a vice de Sanharó.

INFORME – O Governador Eduardo Campos vai opinar nessa decisão?
Nielson – O governador ajudou muito, contribuiu muito para que o nosso projeto administrativo fosse implantado. Então, claro que ouviremos as “sugestões” do governador.

INFORME – O grupo tem um desafio maior, que é eleger um prefeito que seja igual ou melhor que César?
Nielson – Naturalmente, sempre se busca o aperfeiçoamento. César é uma pessoa imprescindível no nosso projeto de gestão. A experiência que ele adquiriu, a experiência administrativa, o conhecimento do dia-a-dia da gestão pública é imprescindível no nosso projeto político. É justamente dessa forma que quem vier a assumir terá facilidade, pois vai ter ao lado uma pessoa experiente.

NFORME – Esse modelo de gestão elaborado pelo grupo deve durar quanto tempo?
Nielson – Esse projeto foi elaborado para ir fundo. Até que a sociedade consiga a autogestão.
 
INFORME – E a oposição como se comporta?
Nielson – Na realidade, a oposição que gostaríamos era uma oposição construtiva, de um debate elevado e que trouxesse novos elementos que acrescentasse e aprimorasse a gestão administrativa. Infelizmente eles não têm nos dados essa oportunidade e têm negado esse direito à população. Qualquer gestão para se desenvolver plenamente, é necessário que haja uma boa oposição.

INFORME – O que motivou a divergência entre Li, o Presidente da Câmara, e o grupo?
Nielson – Devido a pouca experiência política, o camarada Li não conseguiu esperar pelo momento oportuno para alçar voos mais altos. Acredito que dado à sua origem política, que não é muito doutrinaria, o influenciou a chegar nessa situação de isolamento.

INFORME – Qual será o futuro político de César?
Nielson – Ele é imprescindível no nosso projeto político. Já que respira política 24 horas por dia nos últimos anos, terá um mês de férias (risos). Irá, juntamente com o grupo, desenvolver o nosso trabalho, orientando o novo gestor, encaminhando às questões do município a Recife, já que ele é detentor de trânsito livre no Governo do Estado. Provavelmente será nosso interlocutor junto aos vários setores do Governo do Estado, além de ser um elo forte entre o governo estadual e outras cidades da microrregião.

INFORME – O novo gestor de Sanharó terá maioria na câmara de vereadores?
Nielson – Assim esperamos. Vamos conseguir a maioria. É importante salientar que as pessoas pensam muito no cargo de prefeito, mas temos outros cargos que são importantes, como é o caso da câmara. Nós precisamos de vereadores que estejam envolvidos com o desenvolvimento de Sanharó. Um bom poder executivo tem que caminhar junto com um bom poder legislativo.

INFORME – O grupo terá representação feminina?
Nielson – A mulher, ao longo dos anos, tem conquistado seu espaço em todos os segmentos da sociedade. Precisamos de mulheres na câmara e no nosso grupo político.

ABELHUDO

E nesta segunda feira é a vez do vereador LI do PSD














 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.