HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sábado, 31 de março de 2012

FAFICA RECEBE O MAIS IMPORTANTE PRÊMIO DA ÁREA CONTÁBIL


A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru(FAFICA) recebeu, na noite de quinta-feira (29), o troféu “O Caduceu”, que é a mais importante premiação da área contábil. O prêmio, instituído pelo Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco (CRC-PE), foi concedido para o curso de Ciências Contábeis da FAFICA depois de serem considerados o bom conceito do curso na avaliação do MEC, seu tempo de funcionamento e a longevidade da instituição de ensino superior.
 “Nós que formamos a FAFICA, nos sentimos reconhecidos e agraciados com esse prêmio“O Caduceu”, com essa  expressão simbólica da categoria contábil. A FAFICA se sente reconhecida, porque foi e tem sido uma instituição de ensino superior pioneira, entre outras iniciativas, pela criação do curso de Ciências Contábeis em uma cidade do interior, quando toda a formação estava restrita a metrópole”, discursou padre Everaldo Fernandes, reforçando que além de seu pioneirismo, a FAFICA  não se exime, mesmo não sendo uma universidade, de sua tarefa de fazer uma articulação, uma íntima relação entre ensino, pesquisa e extensão.
“Os trabalhos publicados por nossos alunos, tanto no Sul e Sudeste, como em eventos regionais têm contribuído com a produção do conhecimento contábil. Também é da nossa atenção, do nosso olhar, as novas demandas em termos de mercado, mais do que isso, em termos de necessidades e de vocações regionais. Em que de fato nós podemos contribuir, podemos somar? Quando escutava a proposta de trabalho do novo presidente do CRC-PE fiquei bastante alegre por seu olhar múltiplo e sistêmico, dizendo a nossa atividade é mais do que cobrar impostos. A nossa atividade é olhar do macro  ao micro. É olhar do global, a toda essa demanda, a toda essa movimentação local, não somente nos números, mas também nas questões ambientais”, observou o diretor da FAFICA, que concluiu o seu discurso reiterando o compromisso e a responsabilidade social da FAFICA de “formar profissionais  competentes do ponto de vista técnico,  críticos do ponto de vista social e responsáveis do ponto de vista ambiental e da solidariedade humana”.
A FAFICA foi a única instituição de ensino superior a receber o prêmio, este ano, e essa é a primeira vez que uma instituição de ensino superior do interior do Estado recebe o prêmio “O Caduceu”. Para o presidente da Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Caruaru, Dom Bernardino Marchió o prêmio representa um ganho não só para a FAFICA, mas para Caruaru e região. “Esse prêmio significa e confirma a seriedade da nossa instituição. A FAFICA é uma referência e esse prêmio, tão importante, é um ganho para toda a região”, disse D. Bernardino Marchió.
Agraciados – Além da FAFICA, o Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco fez uma homenagem especial ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos e agraciou quatro profissionais da área contábil: a presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis,  Alba Rosa Nunes Ananias; o primeiro presidente da Associação de Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco, Edson de Melo; o professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Francisco Ribeiro Filho (In Memoriam) e o presidente da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis, Geraldo Queirós.
Um dos agraciados, o contador Edson de Melo fez questão de destacar, durante seu discurso, a satisfação que sentia, sendo caruaruense, de ter a FAFICA como instituição homenageada pelo CRC-PE. “A FAFICA merece esse prêmio por seus serviços prestados ao Estado”, reiterou Edson de Melo.
Prêmio - Criado em 2004, o “O Caduceu” tem como objetivo homenagear profissionais da contabilidade, entidades de classe contábeis e instituições de ensino superior que “contribuíram diretamente com o fortalecimento da identidade do profissional da área contábil e com a manutenção de um constante processo evolutivo no cenário contábil pernambucano”.
A entrega do prêmio “O Caduceu” aconteceu no Buffet Arcádia do Paço Alfândega, no Centro do Recife, durante as comemorações dos 65 anos do CRC-PE. Estiveram presentes à solenidade: o presidente da Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Caruaru, Dom Bernardino Marchió; o diretor da FAFICA, padre Everaldo Fernandes da Silva; a coordenadora pedagógica da FAFICA, Delma Evaneide Silva; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Magna Lima e o procurador institucional da Faculdade, Gilvan Tavares Grangeiro.
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.