HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Consórcio já melhora o sistema de saúde da região do Araripe


O Sertão do Araripe celebrou o consórcio firmado na tarde de quinta-feira entre o Estado e os 13 municípios da região para melhorar os índices da saúde. Ontem quinta-feira (13/05), o governador Eduardo Campos esteve em Ouricuri para assinar o contrato do Programa do Consórcio Intermunicipal do Araripe (Cisape), junto com os gestores municipais. O Cisape vai definir os papéis do Estado e dos 13 municípios na execução do Plano de Ação para o desenvolvimento da saúde no Sertão do Araripe, construído durante a Oficina de Regionalização, em dezembro de 2009. Na prática, o contrato vai fortalecer as ações na área de saúde, desde a atenção primária - Programa Saúde da Família - até o atendimento de média e alta complexidade.
"Unidos somos mais fortes. Representamos quase 375 mil pessoas. O levantamento já foi feito, o plano elaborado: o que estiver certo permanece, o que estiver errado vamos corrigir", disse o prefeito de Trindade e presidente do Cisape, Gerôncio Figueiredo.
A primeira medida do contrato foi a transferência da gestão do hospital de média complexidade Fernando Bezerra, em Ouricuri, para as mãos do consórcio. O Estado continua provendo a unidade financeiramente. Além de Ouricuiri, Trindade e Araripina, são membros do consórcio: Exu, Granito, Ipubi, Bodocó, Santa Filomena, Santa Cruz, Moreilândia, Parnamirim, Dormentes e Afrânio.
"O hospital Fernando Bezerra tem uma boa estrutura física, mas tinha dificuldade em administrar a folha de pessoal. Contratamos os funcionários e colocamos uma gestão à frante de tudo. Agora vamos ter uma quantidade maior de atendimentos. É isso que vai se buscar fazer: uma gestão com resultado, acompanhamento, com a decisão tomada aqui e não no Recife, sem interferência política", explicou o governador.
Pela manhã, Eduardo entregou o trecho da PE-615, que liga os distritos de Nascente e Gergelim à Araripina. Mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas com a estrada, um investimento de R$ 11,5 milhões. Foram 360 dias de obras para implantação de 29 km de asfalto e a restauração de mais oito quilômetros. Eduardo visitou também o canteiro de obras do lote 07 da Transnordestina, que terá 69 km, ligando Araripina a Simões, no Piauí. O trecho deve ficar pronto até maio de 2011 e emprega, atualmente, 820 pessoas.
"Estamos com cinco mil trabalhadores de carteria assinada nesta obra, que, com certeza, não só gera empregos aqui, mas possibilita levar mais mercadorias para longe. Hoje a questão do transporte é fundamental para qualquer empresa vim para o interior", explicou Eduardo, após percorrer o canteiro de obras.
O dia no Araripe rendeu ao governador também uma produtiva ausculta popular. No caminho para Nascentes, Eduardo conversou com estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra) que pediram a estadualização da instituição de ensino. "Temos que fazer contas, checar legalidades, mas vamos encontrar um caminho para melhorar", disse Eduardo, que convidou os alunos para uma audiência com ele no Recife em data a ser definida. Hoje, a mensalidade da Faciagra é de R$ 225,00.
A segunda parada do governador foi para atender os moradores de Rancharia, que comemoram bastante a oportunidade de conversar com o governador. Eduardo garantiu que a estrada reivindicada por eles - um trecho de 9 km até a PE-615 - está nos planos de governo e em fase de contratação de licitação.

Carlos Percol

Ger. Documentação e Divulgação - SEI
imprensa@governadoria.pe.gov.br

2 comentários:

  1. E pra Belo Jardim só reforma de escolas. kkkkkkkkkkkk, Depois é pq o prefeito é do dem.

    ResponderExcluir
  2. É DIDO BELO JARDIM ESTÁ ABANDONADO TANTO PELO GOVERNO DO ESTADO COMO PELO PREFEITO QUE TEMOS.BELO JARDIM PRECISA RENOVAR OS POLITICOS SEUS REPRESENTANTES POLITICOS QUE JÁ DERAM O QUE TINHA DE DÁ QUE FOI POUCO.

    ResponderExcluir

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.