HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sábado, 6 de agosto de 2011

Mais policiais passam a ser punidos no Estado

Com uma mudança no foco de atuação, dando prioridade à prevenção, e estabelecendo metas, a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) aumentou em quase 90% o número de policiais e bombeiros julgados nos primeiros meses de 2011 em comparação com todo o ano passado. Somente no primeiro semestre deste ano, o órgão já concluiu 353 procedimentos disciplinares contra 188, em 2010.
Com mais procedimentos concluídos, mais policiais punidos. No primeiro semestre de 2009, 54 PMs, policiais civis e bombeiros receberam punição. No ano passado, foram 89. E nos primeiros seis meses de 2011, esse número já alcançou 155.
Os números são reflexo de uma nova forma de agir da Corregedoria da SDS. Desde o início do ano, os corregedores não mais esperam que a investigação na esfera penal seja concluída para dar seguimento à apuração no âmbito administrativo. Com isso, os procedimentos não são mais engavetados à espera da Justiça.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o aumento no número de policiais punidos não quer dizer que eles estão cometendo mais delitos. “A corregedoria agora está mais proativa. Antes, quando tratava-se de uma infração penal, o procedimento tinha que esperar. Mas agora há uma orientação para que a investigação da corregedoria continue”, detalhou Damázio.
Para dar celeridade aos procedimentos, segundo o corregedor-geral da Secretaria de Defesa Social, Sidney Lemos, uma meta foi estabelecida. “Nosso trabalho é focado em resultados. Temos atualmente 23 comissões disciplinares e cada uma tem como meta concluir três procedimentos por mês”, destacou o corregedor.
Dos 353 procedimentos julgados este ano, 37 resultaram na expulsão do acusado da corpo- ração à qual pertencia. Entre eles estão 30 policiais militares, sete civis e um bombeiro.
Entre os crimes investigados pela Corregedoria-Geral estão extorsão, tráfico de entorpecentes e quebra do decoro militar – utilizar a farda alcoolizado, abuso de poder, negação da identidade militar.
Das mudanças que vêm sendo anunciadas na corregedoria está também a descentraliza- ção dos serviços. “Até o fim do ano pretendemos implantar núcleos da corregedoria nos municípios de Caruaru (Agreste), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão)”, afirmou Sidney Lemos.

NE10











Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.