HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Qual a principal característica de um líder?

O que é que faz de alguém um grande gerente, um líder? Um grande amigo meu diz que em um mundo complexo, globalizado e "downsized" como o nosso, um grande líder é aquele que consegue resultados através dos outros (ou seja, seu time). Ah, perfeito; estamos falando de ter um bom time, saber delegar, motivar, etc. Mas como é que se faz essa coisa toda? O que é que divide os grandes, dos bons, dos medíocres?
Estava lendo esse excelente artigo da revista Slate sobre o vídeo do Pres Bush feito durante o Katrina briefing (mostrando que Bush sabia com antecedência sobre o furacão e seus riscos). Poucas vezes vi uma análise tão objetiva, clara e insightful. O que mais incomodou o colunista (John Dickerson) não foi o fato de Bush mentir ou não fazer nada com a informação. O que mais preocupou John foi o fato de Bush não fazer perguntas. Muito menos boas perguntas.
Segundo John, uma boa pergunta é capaz de inspirar um time. Uma boa pergunta é capaz de fazer o time focar no mais importante. Uma boa pergunta é capaz de fazer com que o líder controle a execução de seu time mesmo que ele não saiba detalhes do dia-a-dia. Quando um líder não sabe fazer perguntas, é "cada um por si". Isto é, cada um se sente solto para fazer o que bem quiser. Ou melhor, receita para fracasso.
Simples: bons líderes sabem fazer boas perguntas!
Mas o que é uma boa pergunta? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.