HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

quanto mais alto, maior é a queda

Em todas as esferas de comunicação correm jogos de poder, intrigas, fofocas, distorções e boicotes com o objetivo de destruir, esmagar, expulsar, "puxar o saco"
A empresa pode perder o profissional, que vai buscar oxigênio psicológico em outro grupo de trabalho mais saudável. Mas, enquanto isto não acontece, a empresa sofre as conseqüências do desgaste interno: queda de produtividade, diminuição dos lucros, imagem pública prejudicada sempre "vaza" entre outros problemas. Sendo assim, todos os profissionais que compõem a empresa ficam expostos aos danos que a "puxada de tapete" de um determinado indivíduo pode acarretar. 
Geralmente este processo é desencadeado por um determinado indivíduo, que vai trabalhando consciente ou inconscientemente. É o chamado elemento desagregador, que não está voltado para a missão da empresa, está voltado para si mesmo, sentindo-se ameaçado por mudanças, mesmo quando estas são positivas. A contaminação vai se proliferando e no final todos perdem. Todos, inclusive o tal indivíduo "puxador de saco", que a bem da verdade, acaba puxando o tapete dele mesmo, uma vez que ele está inserido dentro da empresa.
Quando os membros de uma organização passam a gastar energia para sobreviver dentro de um clima tóxico, o "tapete começou a ser puxado" e quem está nele são todos os envolvidos, que perdem alguma coisa com isso: perdem o sono, perdem o apetite, perdem a saúde, perdem a paz. 
A puxação de tapete, praga que assola 10 entre 10 empresas, ataca em todos os departamentos e funções. É aquele fulaninho “muy amigo”, mas que fala horrores de você ou simplesmente “rouba” suas idéias. Tem gente com tanto medo disto, que acaba imobilizado.
Vou deixar aqui alguns passos para superar a dor da puxada de tapete:
PRESTE ATENÇÃO ISSO É MUITO IMPORTANTE:
1) Mantenha a calma: não seja agressivo e nem mal-educado com a pessoa que quer o seu lugar, mas mostre a ela que você está ligado no que está acontecendo;
2) Comporte-se: não dê margens para fofocas e inveja;
3) Use o trabalho para se defender: seja proativo, faça o seu trabalho e um pouco mais. Fixe-se nos resultados e na construção de trabalhos consistentes;
4) Coopere com todos: a cooperação com os colegas é a melhor forma de mostrar atitudes positivas;
5) Saiba se vender: demonstre diariamente o seu valor para a empresa;
6) Relacione-se bem: conquiste e mantenha relacionamento com outras áreas e departamentos da empresa. 
7)É muito importante a convivência entre as pessoas ligadas de forma direta e indireta ao seu trabalho.
Mantenha sempre um relacionamento de transparência e lealdade com seus superiores, pois isso trará credibilidade a você e caso alguém queira lhe atrapalhar eles saberão filtrar as informações já que confiam no seu trabalho.
8) Acorda cedo pra tomar gagau papai.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.