HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Histórico da escola João Monteiro


 A Escola Estadual João Monteiro de Melo tem a sua história em Memória Viva por aqueles que a viram nascer, crescer e viver até um cinquentenário de histórias e conquistas. E não poderíamos reviver essa trajetória sem mencionar o próprio João Monteiro de Melo. Nascido em Mana Guape, Paraíba, em 16 de julho de 1824, criança ainda veio para Recife, onde faleceu em 21 de setembro de 1935, sendo sepultado em Belo Jardim, cidade a margem da estrada de ferro central de Pernambuco, onde o tufão revolucionário de 30, levou-o a governá-lo.
Modesto nos diversos cargos públicos que ocupou, não se servindo deles para desfrutar os benefícios ou alferir lucros e sim para servir ao seu povo e sua gente, num devotamento total. Comunicativo, humanitário, idealista, patriota, ardoroso, cristão, autêntico, exemplar de família, amigo dedicado, deu o melhor de sua vida, sua mocidade ardente e vibrante em prol da terra pernambucana a que muito amou. Jornalista panfletário político, militando em vários jornais da cidade e por último no Diário da Manhã onde através de sua pequenina Kodak acompanhava o registro cotidiano.
Orador, sua voz política não abafou a praça pública, não estrangulou a imprensa. A sua poesia era inesperada, suave, meiga e delicada. Toda ternura, toda emoção. Ingênua e doce. Entre suas várias obras como escritor e jornalista é também autor da Letra do Hino de nossa estimada e querida cidade de Belo Jardim. Por essas razões, nos orgulhamos pelo seu nome em nossa escola.
São muitos os personagens que se destacaram durante esses 50 anos em nossa escola, cada um com o seu talento, o seu esforço, a sua dedicação por uma educação de qualidade sem esquecer o verdadeiro projeto de vida: Educar com a via do coração.
As atividades educacionais da Escola João Monteiro de Melo tiveram inicio no ano de mil, novecentos e sessenta e um, com o antigo 1° grau, hoje, ensino fundamental, tendo a sua portaria de funcionamento em treze de março de mil novecentos e oitenta e dois pelo Decreto de n° 7.825.
Como grande líder, tivemos a professora Maria Verônica, nossa primeira diretora. Em seguida, ocuparam o cargo de diretor de nossa escola, as professoras Neuma, Dilma Barbosa, Bernadete Araújo, Maria José Lucena, Francisca Vidal, o professor Paulo Roberto, e as professoras Maria de Lourdes Vidal e Galba Cristiane, que se doaram intensamente à causa da educação junto a todos por uma escola de qualidade.
Em vinte e oito de outubro de mil novecentos e oitenta e sete a escola passou a funcionar com o 2° grau, hoje, ensino médio, através da portaria de n° 20.088 por meio do esforço incansável de todos os funcionários no intuito de crescer sempre mais valorizando a dinâmica do aprender fazendo, vendo um sonho se tornar realidade, motivo de orgulho para o corpo docente e discente da escola.
Hoje, a nossa escola funciona com um efetivo de 1.116 alunos nos cursos de ensino fundamental e médio, um corpo docente de 36 professores e dezesseis funcionários administrativos sob a orientação da gestora Nadjane de Araújo Souza, do gestor adjunto Miguel Bezerra Alves Júnior, da secretária Renata Cíntia Benevides Valença e apoio das técnicas Anna Líssia da Silva e Cristiane de Barros Cintra. Durante os cinquenta anos de existência, este grande empreendimento educacional funciona no mais fiel cumprimento do dever que fora confiado, na realização de projetos pedagógicos dos quais citamos: A semana da Consciência Negra, os simulados e aulões do sabadão do ENEM, o Dia Sustentável e a nossa parceria com o Projeto 5S sempre conduzindo adolescentes e jovens a uma experiência de educação com qualidade e cidadania.
E como esquecer dos nossos alunos que, com o seu talento, ajudam a construir a história do nosso município e retratam em suas falas com alegria da época que viviam em nossas salas de aula. Dentre muitos, destacamos o Vereador Cristiano Araújo, que hoje nos faz esta justa homenagem, o vice-prefeito do nosso município, o professor José Ivan, o presidente do CDL, o senhor Wantuir e o empresário Antonio Cavalcante, junto a todos os nossos alunos atuais, que com orgulho vestem a nossa camisa e dizem: A minha escola é cinqüentenária em nosso município com uma linda história e valiosas conquistas.
Enfim, estamos jubilosos por tantas realizações, na certeza de que, sempre com garra, amor e dedicação estaremos buscando idealizar sonhos para vê-los realizados, na esperança de que o  nosso bom Deus, a cada dia nos dê forças até que possamos comemorar o nosso centenário na história de Belo Jardim. 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.