HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que é ser Líder


Desde criança cresci ouvindo o que é um líder, após entrar no mundo do Blog vejo e ouço o que é ser líder e como liderar. Usando um pouco do meu raciocínio ou expressar os meus pensamentos sobre o que é ser um líder que para mim é :” Um ser humano especial, um ser capaz de levar multidões a novos rumos”. Lendo a bíblia fiz um relato sobre alguns capítulos de Moisés que diz segundo o meu entendimento:”Um líder sempre muda ou faz a história; uns para o bem, outros para o mal. Alguns receberam dons, outros são ungidos mas a maioria se forma. Um líder pode ser edificado, portanto, vamos projetar e gerenciar seu desenvolvimento.”
Então vamos dar algumas diretrizes para a concepção de pessoas serem chamadas de líder, faço uma pergunta e ao mesmo tempo deixo a minha opinião como resposta, para que precisamos de líderes?
A maioria das pessoas precisa de orientação desde o nascimento. Mesmo os que nascem com talentos especiais, desenvolvem seu caráter, moldam suas personalidades, aprimoram suas habilidades e elevam suas competências em diversos estágios: no seio da família, nas escolas, nas igrejas, nas comunidades e no trabalho. Em todos esses estágios há sempre a figura de líderes que polarizam as idéias e arregimentam massas, extraindo enorme energia do grupo. Os valores, as crenças, os padrões comportamentais, a busca do conhecimento e as conquistas, transmitidos coletivamente, caracterizam a cultura de um grupo ampliando-se para a sociedade. Nem sempre é evidente, mas a influência de líderes é permanente.Quando uma liderança enfraquece, os liderados ficam desnorteados até que apareça um outro líder que coloque nova ordem nas coisas, às vezes até em direção oposta, criando nova força de massa.
Portanto, precisamos de líderes fortes, com valores, idéias e coragem, capazes de influenciar positivamente e com persistência aqueles que não possuem a visão clara para ver as melhorias após as mudanças. O maior cuidado está na seleção de líderes para evitar que os fanáticos, os mentirosos, os falsos, os corruptos e os de mau caráter sejam promovidos ou eleitos. Um líder tem de ser absolutamente íntegro.
Vamos fazer os alicerces de uma liderança, que uma vez definido o tipo de líder que queremos, precisamos estabelecer as bases solidas desse majestoso edifício que virá Ser Líder. Existem pelo menos doze talento requeridos para se tornar líder absoluto:” Visão, Carisma, Caráter, Responsabilidade, Planejamento, Talento Social, Impulso de Realização, Estabilidade Emocional, Tolerância, Capacidade de Decisão,Delegação e Panorama Positivo”.
Liderar é realmente servir em primeiro lugar. Como líder se preocupar com o bem estar dos seus liderados.
O meio termo é o ideal, mas tem que ser trabalhado dia-a-dia. Acredito que o melhor líder é aquele que escuta sua equipe, aprende com os erros e sabe trabalhar as habilidades de cada profissional. Entender seus limites e propor desafios, em outras palavras um líder  é tido como mestre. que deseja lhe passar todos os conhecimentos que obteve ao longo de sua vida.
Pena que hoje em dia alguns lideres  não agir assim, pelo contrario ele humilha as pessoas tratam mau as pessoas que quem ele mesmo precisa.
Acho que ser líder é ser aquele que toma todas as iniciativas ou aquele que influencia pessoas de um determinado grupo ou comunidade a trabalharem para o próprio bem comum. aquele que dá o Maximo incentivo, aquele que assume que o maior é o grupo não ele. e é também aquele que faz cumprir as regras e leis que existem neste mesmo grupo.
o líder deve ser o exemplo, e deve ter o auto domínio das pessoas para conseguir convencer elas exercerem uma dada atividade acima de tudo ser humilde sobre tudo.
Liderar é ter a habilidade de influenciar pessoas a desenvolver as atividades propostas com entusiasmo, sempre visando atingir os objetivos.
Essa liderança deve ser movida com respeito, amor,
compromisso,honestidade,humildade e motivação sempre.
E saber que ser líder não é exercer poder.
Devemos ser amigos dos liderados,teremos sempre eles ao nosso lado,prontos para encarar qualquer desafio.
Mas vamos ver as  características de um bom e um péssimo líder:
O péssimo nota primeiro os defeitos e pede uma solução.
O líder nota todos os pontos positivos, elogia e se oferece para ajudar nos últimos detalhes.
No caso de erro da equipe, o mau líder aponta alguém e diz:
“Você errou!”
Em seguida, para o superior, ele diz:
“Fulano errou!”
No caso de erro da equipe, o bom líder reúne a equipe e diz:
“Nós erramos”.
Para o superior, diz:
“Eu errei.”

Infelizmente liderança não é uma conquista e sim um talento. poucos o tem.













 

 


 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.