HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

domingo, 8 de janeiro de 2012

Lavagem da escadaria do Bonfim dá o pontapé do Carnaval de Olinda

Com o fim do ciclo natalino, Olinda se prepara para ser palco, mais uma vez, de um dos carnavais mais importantes do Brasil. Como já é tradição, o período carnavalesco começa no segundo domingo de janeiro, com a lavagem da escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, no Sítio Histórico da cidade. Durante os festejos, que já acontecem há 29 anos, fiéis também aproveitam para pedir um ano de paz e boas vibrações.
A lavagem representa o sincretismo religioso entre o candomblé e o catolicismo. Na ocasião, Oxalá, uma das principais divindades do culto afro-brasileiro também é celebrado. “Essa comemoração já foi incorporada ao calendário de eventos oficial de Olinda. Essa mistura de culturas mostra uma tolerância religiosa muito grande da nossa cidade, o que já virou marca registrada”, disse a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto.
A cerimônia começa às 16h com a saída em procissão do andor que carrega a imagem de Oxalá. O cortejo sai do Centro Jupiraci, na Rua Belarmino, no Carmo, e segue até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, com chegada prevista para às 17h. Lá acontece a lavagem com mais de 200 litros de água de cheiro e flores. Participam do evento o babalorixá Tata Raminho de Oxossi, do terreiro de candomblé Culto Áfrico Nossa Senhora do Carmo, 40 baianas e 60 músicos do Afoxé Povo de Odé.
De acordo com a secretária, é difícil estimar o público que deve prestigiar as festividades. “Todos os anos muitas pessoas participam. Turistas e visitantes que visitam a Cidade Alta no domingo também completam a multidão que lota o largo em frente à igreja. É uma festa muito bonita e com ótimas energias.”
Após a lavagem, o cortejo segue em procissão pela Rua do Bonfim, Ladeira da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Avenida Nossa Senhora de Guadalupe, Rua Severino José Ramalho, Avenida Joaquim Nabuco, Rua José Matias Bezerra, Rua Carmela Dutra até a Rua de São Pedro, onde um culto afro é realizado, encerrando a festividade, às 20h.
PRÉVIAS - Os foliões que estiverem em Olinda neste domingo (8) também poderão aproveitar duas prévias carnavalescas que irão animar a cidade. A primeira acontece a partir do meio-dia, no Clube Atlântico de Olinda. O cortejo da Burra Namoradeira terá início na Avenida Liberdade e passará pelas ruas Prudente de Moraes, 4 cantos, Amparo e Guadalupe.
A partir das 16h, no Largo do Amparo, é a vez da Troça Carnavalesca Mista Menino da Tarde botar todo mundo para frevar com um arrastão pelas ruas da Cidade Alta.

JC

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.