HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Voto não se perde, ele muda de lugar

Hoje fiz uma reflexão nas políticas do passado, e me lembrei de uma frase que o vereador Euno Filho tinha me dito:” O voto não se perde, ele simplesmente muda de lugar”. então resolvi fazer algumas analises do presente do passado e do futuro.
Os critérios usados pelos eleitores para destinarem os seus votos são muito variados, desde o eleitor que vota pela simples afinidade (amizade, grau de parentesco, etc...), passando por eleitores que destinam os seus votos como “forma de pagamento por favores prestados”, até aqueles eleitores que votam analisando as qualificações técnicas e políticas dos candidatos, pensando evidentemente no bem comum; entre tantos outros perfis de eleitores. Isso faz com que não exista uma fórmula geral para se conquistar um determinado voto.
Porém, grande parte dos eleitores se divide em dois grupos: o “povão” (onde está a maioria dos votos); são aqueles que votam pensando basicamente em suas necessidades e a “elite” (onde estão os recursos), são aqueles que votam e atuam politicamente pensando nos seus interesses.
Se você deseja conquistar o voto de um eleitor do “povão”, você tem que convencê-lo de que é capaz de atender as suas necessidades ou de resolver os seus problemas; se você pretende conquistar o voto e o apoio de um membro da elite, você deve convencê-lo de que está preparado para defender os seus interesses na câmara municipal e no Poder Executivo onde fica o prefeito.
O grande segredo de boa parte dos políticos de sucesso está na capacidde de discursarem para o POVÃO e de governarem para a ELITE, isso é fruto da inteligência ( engenharia ), sensibilidade (o dom ) e conhecimento políticos.





 






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.