HOSPITAL SANTA FÉ BELO JARDIM-PE

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Até a descarga do banheiro está quebrada a vários meses". Diz o vereador Zé Pereira

O vereador José Pereira pediu a parte ao Vereador Gilvandro Estrela para falar sobre algumas peças quebradas de equipamentos do hospital de Belo Jardim:
“Fui na semana passada, e verifiquei que é uma pequena peça que está faltando no aparelho, até a descarga do banheiro aonde se faz a ultrasonografia está quebrada a vários meses, e ainda não foi consertada.
Coisa tão barata, quanto mais a peça da máquina de ultra-som, esta faltando essa peça para ser feita ultra-som abdominal e ultra-som para gestante. Infelizmente é coisa barata mas se deixa acontecer em transferir uma pessoa para fazer uma ultra-som, isso é uma vergonha para um município com mais de 70 mil habitantes e a renda que lhe é arrecadada.  



16 comentários:

  1. A palavra vereador vem do verbo verear, que significa a pessoa que vereia, ou seja, aquele que tinha incumbência de zelar pelo bem-estar e sossego dos munícipes. Claro que, atualmente, a palavra não possui tal sentido, mas não deixa de ser correto que, em última análise, o que desejam os munícipes, através dos seus representantes, é exatamente o zelo da coisa pública.

    ResponderExcluir
  2. A função legislativa do vereador consiste na elaboração e produção de normas legais, ou leis, que assegurem a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município, ou seja, observando o princípio da legalidade a que é submetida à Administração Pública.

    ResponderExcluir
  3. A função fiscalizadora do vereador não se restringe apenas em fiscalizar as matérias de ordem orçamentárias e financeiras. Os vereadores, a qualquer momento, podem solicitar informações do executivo sobre assuntos referentes à Administração, bem como criar Comissões Especiais e Comissões Parlamentares de Inquérito, requerer cópias de documentos, convocar secretários e servidores públicos para prestar informações no Plenário da Câmara e ainda apreciar as contas municipais, entre outras providências.

    ResponderExcluir
  4. A função julgadora do vereador consiste em julgar as infrações político-administrativas do prefeito, vice-prefeito, do próprio vereador e também as contas do prefeito, após parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado. A Câmara também exerce a função Administrativa, que se baseia na organização de seus serviços internos e na nomeação de cargos de seu quadro pessoal. Essa administração é exercida pela Mesa Diretora e principalmente pelo seu Presidente, que superintende os serviços, objetivando seu funcionamento harmonioso e sistemático. A organização da Câmara é ditada pela Lei Orgânica Municipal e também pelo Regimento Interno.

    ResponderExcluir
  5. A função do Vereador nos dias atuais se reveste de grande importância, e a tendência, ao que parece, é que tal se avolume, por uma razão muito simples: à vista do próprio aumento das tarefas pertencentes ao Município. A cada dia que passa vem ocorrendo a descentralização das tarefas do Estado brasileiro e tais atividades estão passando, aos poucos, para a esfera municipal. O Poder Central há muito não vem dando conta de cumprir com tais tarefas e a solução tem sido descentralizar. E com esse movimento, as incumbências são passadas aos Municípios, que vão se deparando com situações agora novas e, para cumpri-las, é preciso regras. E essas regras são feitas pela legislação local, que passa fatalmente pela Câmara Municipal e pelo Vereador.

    ResponderExcluir
  6. Freqüentemente, os Vereadores sofrem pressões por parte dos eleitores, com relação a realização de obras. Esta confusão é histórica e às vezes transforma o dia-a-dia de um membro do Poder Legislativo em verdadeiro inferno de cobranças e providências que este não pode cumprir. O poder que um Vereador possui, não está diretamente relacionado a construção de uma obra, seja esta uma simples troca da lâmpada de um poste ou a construção de uma escola. Este poder é indireto, através de uma possível emenda a Lei Orçamentária, sujeita a votação ou através de uma Indicação ou Requerimento enviado ao Prefeito. Através destes instrumentos, o Vereador poderá solicitar a realização de uma obra mas, sempre dependerá da ação do Poder Executivo.

    ResponderExcluir
  7. Por estar sempre em contato com o povo, o Vereador costuma enviar freqüentes pedidos ao Prefeito que pode ou não executá-los. Mesmo que uma obra esteja incluída no Orçamento Anual, esta ainda poderá ser anulada por uma Suplementação de Verbas. Esta transferência depende de um projeto de lei com votação da Câmara. Enfim, um Vereador nunca poderá realizar uma obra ou tomar uma providência, mas sim apenas pedí-la ou incluí-la no orçamento. Outras pessoas ainda, erroneamente entendem que um Vereador é patrão dos funcionários públicos municipais e que podem demitir ou admitir qualquer um deles. Outra confusão, infelizmente ocorre, quando o próprio Vereador considera-se como um funcionário que está sob as ordens do Prefeito.

    ResponderExcluir
  8. Não é tarefa fácil, administrar estas e outras confusões. É necessário que a população esteja ciente das reais possibilidades e responsabilidades de um Vereador que pertence ao Poder Legislativo, cuja principal função é elaborar e apreciar leis de sua competência ou do Poder Executivo. Outra importante função é a de fiscalizar e acompanhar a execução das leis em geral e da Lei Orçamentária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela aula de conhecimento,obrigado pelos comentários maravilhosos que você nos deu.

      Excluir
  9. Porque vocês vereadores não resolvem essas coisas? se o prefeito não faz,porque vocês não arrumam um jeito de fazer o perfeito fazer não só isso mas tudo que está errado?Ao invés de ficarem só falando.vocês como oposição não adianta nada,não serve pra nada, a não ser pra falar, só falar não resolve os problemas da população,na verdade não precisa nem falar é só não votar em vocês.

    ResponderExcluir
  10. Votei no senhor,mas por ter se juntado a esse e João Mendonça,não voto mais.

    ResponderExcluir
  11. Desculpe amigo, não te conheço mas vc com todos estes comentários ficou igual aos vereadores falou, falou e acabou não dizendo muito.
    Vou ser mais clara então, todos nós sabemos que milhões em verbas vem para euducação, saúde e segurança em todos os Estados e Municípios, isto é fato.
    Em todas as campanhas políticas, quem nunca ouviu um candidato falar assim: vou dar prioridade a educação, saúde e segurança?
    isto porque são os órgãos que mais são destinadas as verbas.
    Se a educação é de pecima qualidade,as verbas que vem para pagar aos profissionais da educação são desvidas o professor fica 2 ou 3 anos sem um centavo de aumento salarial, a saúde uma miséria que até uma simples descaga está quebrada é sinal de que algo está errado, então cabe aos vereadores denunciar aos órgãos competentes e até a caçação do prefeito. mas para que isto aconteça é necessário a população se mobilizar, o que não acontece em nossa cidade.
    falta muito para a poulação aprender reenvindicar seus direitos e enquanto não tiverem conciência de tudo isto, vai permanecer da mesma forma.
    Se o cidadão soubesse usar o poder que tem, o Brasil seria diferente, ficar apenas falando não adianta tem que existir ação, pois para casa ação existe uma reação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os meus comentários são de um cidadão comum,trabalhador,honesto sincero,pobre,respeitador.Já mais mim comparo a qualquer político muito menos os daqui de Belo Jardim.SE não fui claro nos meus comentários é porque os políticos daqui não dão bons exemplos,e nos deixam a desejar.Nenhum cidadão comum deve ser comparado a um politico principalmente se for de Belo Jardim.

      Excluir
  12. Esses vereadores de Belo Jardim deveriam ser locutores, pois apenas falam, só falam e não resolvem absolutamente nada!!!

    ResponderExcluir
  13. vergonha é esse vereador de nada se juntar a joao mendonça que chamou ele de tudo e mais um pouco. so nao repito aqui as palavras de joao porque sao de muito baixo nivel. tenha vergonha na cara vereador. honre o seu nome e de sua familia seu cabra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, desculpe se te comparei com esses homens sem palavra e dignidade, que são os políticos.
      Realmente é uma vergonha hoje o vereador que todos acreditamos e confiamos para nos defender na época da disponibilidade, hoje nos trai e apóia o autor da tão cruel maldade, pessoas com mais de 20 anos de concursadas, ficaram sem o emprego, pessoas até grávidas que jamais poderiam ter sido postas em disponibilidades ou mesmo que fosse só um contrato, tenho uma amiga que quase perdeu seu filho por isso e tem documentos que provam. Outras pessoas chegaram a falecer.
      E agora vem querendo ser o Salvador da Pátria com esses vereadores apoiando, antes falavam que João não tinha coração hoje é santo, o bonzinho.
      Vereadores, vcs lembram o que aconteceu com Zuquinha, Ginaldo quando traíram o povo?
      Nunca mais foram eleitos, Zuzinha que na época foi o vereador mais bem votado depois da traição e votação na disponiblidade, morreu e não ganhou pra mais nada.
      espero para que aconteça o mesmo com vcs que nos trairam.

      Excluir

O Blog Paredão do Povo agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por comentários dos participantes dessa página.